1930 – Bela Box

 

Num modesto trabalho de pesquisa paulistana, conseguimos desvendar um pouco da história de câmeras brasileiras. A Caroline Armengol usou a câmera Bela Box, um produto brasileiro com uma rasa documentação que nos tomou algumas largas horas de pesquisa. 

A primeira citação que encontramos desta simpática e compacta câmera box foi numa matéria da Folha, com algumas informações bastante conflitantes que chamaram minha atenção: sendo Alice Brill natural da Alemanha, que sentido fazia receber de presente do pai em algum ano da década de 30 ou 40 uma câmera fabricada no Brasil, para sair da Europa e vir…para o Brasil?! 

Em segundo lugar: fotografias em 3×4 numa câmera que usa filme 120?! Não seria adequado/presumível algo entre 3×3 ou 6×9? 

Pairavam dúvidas sobre a origem da câmera, mas um fator comum era notas sua presença exclusivamente em sites de vendas/leilões no Brasil. Consultei amigos americanos, alemães e russos e não havia pista de qualquer indício de fabricação ou importação dela para essas bandas. 

 

 

 

De volta a Internet, a caçada se estendeu até acharmos um leilão de 2018 que não vendeu um exemplar com caixa e tudo. Tudo, no caso: em português! Mais um exemplar surgiu, com um adesivo da fábrica em baixíssima qualidade em seu interior fotografado. Um tratamento aqui e ali enfim, confirma a procedência brasileira e paulistana desta câmera amadora de médio formato. 

A câmera segue o mesmo princípio de muitas box câmeras básicas: velocidade de disparo próxima de 1/100 e B, abertura fixa próxima de f/11, usando filme 120 ou 620 (alguns modelos possuem duas janelas para ver o número da foto no backpaper, na que usamos há apenas para filme 120). 

A qualidade geral das fotos é mediana, considerando a idade, construção e limitações da câmera. As imagens postadas no artigo da Folha, dando a entender que foram feitas com tal câmera, não correspondem ao que ela é capaz de fazer. Até mesmo uma Lubitel 1, que você pode conferir aqui, se aproxima mais do exposto no artigo do jornal do que o produto resultado da Bela Box, que você pode checar logo mais nas 8 fotos feitas pela própria Caroline durante nosso passeio com a Bela Box em São Paulo. Há bastante vinheta na imagem, sendo o centro o ponto de maior foco como usual em lentes/câmeras mais baratas, apesar de ser leve a dissipação das linhas no expandir do raio: 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Revelação em Monobath, 10/10/2020 – Bergger ISO 400 120 Film 

Ficha: 

Câmera: Bela Box 

Metaco do Brasil LTDA – Fábrica de Artigos para Fotografia e Ótica – R. Paisandu – S Paulo – BRASIL – Indústria Brasileira 

Data: 1930 

Filme 120 ou 620 

Média de Preço atual (2020): $40 (R$120) 

Assistência no ensaio: Rodrigo Cândido