1997 – Pentax MZ-5n
Este ensaio e estudo sobre a MZ-5n da Pentax é bem peculiar, já que esta foi a primeira câmera que usei pra me aventurar em trabalhos e projetos fotográficos.
Em 1999 depois de um assalto perdi a Pentax K1000 que já estava na família por uns anos e com a grana do seguro acabei por pegar a MZ-5n. Depois de um tempão de reconquistas e estudos, só em 2007 termino o primeiro curso de Fotografia e saí fazendo pequenos trabalhos e experiências com esta câmera.
Com um corpo e lente bem leve de encaixe P-K, foi muito agradável poder praticar e aprender a fotografar com esse modelo que, pra época, era relativamente bem desejado aqui no Brasil. Tinha uma capacidade de autofoco e motores/bobinas excelentes para os filmes, além de indicação bem precisa do fotômetro no viewfinder [muitas câmeras tinham o luminoso dos fotômetros embaçados ou bem precários, especialmente câmeras de baixo a médio custo].
A modelo que está posando, brincando e experimentando esta câmera neste ensaio foi a mesma que posou para a primeira capa de CD da banda que tocava entre 2007/2010, além dos trabalhos finais requisitados pelo curso que fiz na época. A propósito, é a única modelo que acabei usando e publicando oficialmente as fotos feitas com esta câmera, como o encarte do EP da Thelema, até hoje bem procurado pelos colecionadores/fãs de metal (juro que algum dia mexo uns palitinhos pra relançar uma tiragem meia-boca!)
Pentax MZ-5n – C-41 – digitalização com restauro (2007)
Pentax MZ-5n – C-41 – digitalização com restauro (2007)
Pentax MZ-5n – C-41 – digitalização com restauro (2008)
Pentax MZ-5n
Pentax MZ-5n – Dial Obturador
Pentax MZ-5n – Dial ISO e Compensação/Shutter Mode
Pentax MZ-5n – D-76 em AGFA Cinerex ISO 50
Câmera: Pentax MZ-5n
Data: 1997
Origem: Japão.
Ensaio: São Paulo, Brasil
Filme 135
Média de Preço atual (2018): R$40