1977 – Kodak Instamatic 177XF

 

Dentre as atuais dificuldades de sair pra tirar foto em São Paulo, esta caminhada com a Carolina May envolveu escapar da chuva e ficar de olho em eventuais ladrões e curiosos. Infelizmente Sampa está ficando cheia de lugares inseguros e, os quase belos parques e construções públicas repletas de seguranças instruídos a não te deixar fotografar com o que eles chamam de “câmera profissional”. 

Ainda assim, conseguimos levar a Kodak Instamatic 177XF pra um passeio e reviver a sensação de ter uma câmera compacta de uso simplificado pra registrar aqueles momentos em família e passeios. 

Criação de 1977 mas incrivelmente popular e sucesso de vendas nos anos 80, a Instamatic 177XF usava um cartucho de filme 126 que produzia fotos quadradinhas. O conceito era, como o princípio da Kodak: “facilitar o acesso a fotografia!”. Bastava encaixar o cartucho na câmera, fechar e puxar o filme. Tudo pronto pra sair clicando na sua lente Kodar de ajuste para dias bem ensolarados ou nublados, com direito até a uma sapata pra flash pros dias mais escuros e ambientes fechados. Naturalmente que a qualidade/fidelidade deste registro não se pode comparar aos das câmeras de médio formato e até a algumas bem acessíveis de 135, mas para fotos de rua, momentos de simples recordações pessoais e outras simplicidades da vida, a Instamatic 177XF foi a melhor amiga de muitas famílias por muitos anos. Apesar do custo da produção do cartucho, folha de proteção/número e do filme, o formato perdurou até o início dos anos 2000. Ainda hoje, algumas pessoas fazem adaptação de filme 135 para o cartucho 126, aproveitando a praticidade e portabilidade que esta e outras câmeras oferecem. 

Câmera: Kodak Instamatic 177XF 

Data: 1977 

Origem: São Paulo, Brasil. 

Ensaio: São Paulo, Brasil 

Filme 126 

Média de Preço atual (2018): R$70 

2017 – Kodak 126 (Vencido) – Rua Augusta, São Paulo – SP