1955 – Hobix 

A primeira modelo a participar foi a Natália, num ensaio muito bonito e íntimo com a câmera Hobix SII. Com a ajuda dos amigos da Blue Moon Camera and Machine, lá de Portland (Oregon, USA) conseguimos um pouco mais da história desta relíquia. A Tougodo no Japão, possivelmente numa tentativa de montar uma linha de exportação deste modelo, rebatizou o mesmo para Minox. E isso deu, ao que tudo indica, um rolo danado: este nome já pertencia a uma renomada empresa alemã de câmeras e equipamentos fotográficos, que por sua vez, parece ter brecado com força total essa tentativa de expandir as vendas da Hobix. A própria Minox foi contatada e confirmam nunca ter produzido uma câmera com estas especificações. 

Admirem um pouco este pedaço de história da década de 1950, acompanhado pela beleza da Natália: 

Um exemplar em bom estado de uma Hobix está em média de EUR 300, algo próximo dos R$900. Esta edição, contudo, tem seu valor bem mais elevado pelos fatores citados. Câmera de 1950, filme Bolta 25x25mm (ou Kodak 828). 

Kodak 828 Panatomic – X 

Kodak 828 Panatomic – X 

Update: 2020 – Conseguimos um par de rolos vencidos em 1957 e consertamos várias situações que impediam a câmera de disparar! O próximo passo é adaptar os rolos de 828 para 135! Confiram o que essa câmera pôde fazer depois de mais de meia década parada: 

Câmera: Hobix SII – Alternate Export Version 

Data: 1950, aprox. 

Origem: Omote-Jimbouchou, Japão. 

Ensaio: São Paulo, Brasil 

Filme 828 

Média de Preço atual (2018): $900